top of page

ESCRITA

PENSAMENTOS

DE UMA VIAJANTE PARA OUTRAS (APRESENTAÇÃO ADAPTADA DE UM FUTURO LIVRO A SER PUBLICADO)

Para dar início a este texto venho aqui me apresentar primeiramente: sou a Marina De Vecchi Tira, nascida em São Paulo, mas residente do mundo todo. Sou uma viajante que passa por aqui, por ali e acolá, como diz o ditado. Por falar em passar por aqui, aproveito e deixo um pouco de meu legado. Viajante mulher, estou passando por aqui para me expressar através da escrita, para te lembrar do poder que a liberdade tem sobre a escolha que proporciona a qualidade de sua vida.

De uma viajante para outras me faz enfatizar o feminino que há muito está escondido em meio a uma sociedade que nos faz acreditar no medo e incapacidade de realizar algo por ser do sexo feminino. Estou aqui para compartilhar um pouco de mim e quem sabe impactar um pouco você, mulher, sobre o fato de que ser mulher, viajar sozinha ou acompanhada, é se permitir a ser o que quiser na vida que é SUA, e de mais ninguém! Às diversas orientações sexuais também pretendo impactar na visão que têm ou possam ter de um mundo onde tantos outros sempre foram tão inferiorizados. Onde um mundo em que todos somos um passou a ser um todo que só pensa em um, em si mesmo. Os convido a se auto julgarem inferiores ao invés de julgarem os outros. O que é que acontece? Mas também os convido a se auto julgarem superiores. E então?

Entenderam agora o somos todos um?
Somos seres únicos que fazem parte de um todo.

Voltando às mulheres e o quanto esse ato de inferiorizá-la a prejudicou, vejo muitas delas vivendo suas vidas pelos outros, vejo exemplos concretos de mulheres dentro de minha própria família que deixaram a vida delas de lado para suprir a dos outros. Aqui, neste pequeno texto que me veio em mente neste exato dia 20 de novembro às 16 horas e exatos 5 minutos, quero que você pare por um segundo, reflita um pouco sobre a vida que está levando neste exato momento e se questione: corresponde às suas vontades e desejos ou às vontades e desejos dos outros? Acredito que lendo ate aqui o que escrevo já é um caminho a se seguir para que a sua própria vontade seja atingida.

Bora mudar o que não tem te mudado até então? Bora mudar o que há tempo você já queria que fosse mudado?

Sintam-se abraçadas (os), mulheres, homens, bissexuais, gays, trans, ou seja lá o que quiserem ser… desde que sejam livres!

LUGARES

EIS AQUI UM SONHO:

Estava eu esperando, ação a qual me encarrego muito de fazer. Esperando o meu vôo, que eu nem sabia para onde era. Mas estava certa de que precisaria o pegar. Tinha acabado de viver uma aventura com alguns amigos que fiz na Sicilia, mais especificamente Catania, e me despedido deles. Despedida, outra ação que me acompanha com uma certa frequência. Eu até já meio que me habituei a ela. Quando então, começo a conhecer as pessoas que também estão ali esperando o vôo delas... me lembro de um homem me contar que morava no meio do deserto, na África, e que ali fazia MUITO calor. Enfim, cansei de esperar. Vi que ninguém fazia a tal fila para embarcar e resolvi fazer eu mesma, sem ninguém. Avancei, pois não havia ninguém da companhia aérea para checar absolutamente nada. Passei num teste de apito de metal, e assim como na vida real só tive o check na segunda tentativa (sempre aquela coisa apita comigo). Encontrei uma aeromoça (finalmente, pensei eu) e lhe questionei sobre o vôo. Ela sorriu e me disse:
estávamos a sua espera Marina. Esse vôo é só seu!

POR QUÊ AS MULHERES DEVEM SE UNIR AO INVÉS DE COMPETIR?

Eu queria impactar você por aqui hoje, de alguma forma, mas não sabia qual.
Então abri uma página de meu caderno e vi frases do livro "Mulheres que correm com os lobos" que eu anotei um tempo atrás.
Esse livro mudou a minha vida, despertou a mulher incrível que habitava dentro de mim e que eu não deixava sair por aí afora. Eu tinha medo e vergonha do que podiam pensar sobre mim.
E então hoje paro e penso: quantas mulheres não sentem o mesmo?
Tenho me divertido nas últimas semanas sendo a tal mulher que antes estava escondida... mas muito além disso, tenho visto mulheres próximas de mim sofrendo por não reconhecerem a si próprias e nem assumirem seus verdadeiros anseios e sentimentos, por o reprimerem porque assim foram ensinadas a fazer e ser. Faz sentido?
Vejo mulheres doando o seu tempo, atenção e cuidado a outras pessoas (normalmente homens) sem terem o mesmo cuidado, atenção e tempo para si mesmas. Não quero aqui apontar o dedo e culpar os homens por tudo (vale contar que conheço homens incríveis ao meu redor). Eu quero aqui te deixar pensativa/o sobre o porque que essas mulheres foram criadas para competir com outras que compartilham sentimentos parecidos com os seus. E essa competição leva elas a viverem suas vidas pelos outros, se esquecendo de quem realmente são e de suas próprias vontades.
Meus novos projetos buscam uma mudança. Eu busco essa mudança, nem que seja de dentro, projetada pra fora em algum momento.
Inspiramos umas as outras assim como podemos inspirar o mundo.

BARCELONA

Ai Barcelona, foi bom demais te reencontrar, ainda mais com uma grande amiga... mas você me decepcionou no último dia depois de roubar a minha carteira com documentos, cartões e dinheiro dentro dela. Bem que me avisaram que você é perigosa, bem que eu me cuidei, mas no último dia vacilei... E você não perdeu tempo. Mas levo de você a memória de uma cidade incrível, ok? Uma cidade onde conheci muita gente e me hospedei num dos melhores hosteis que já fiquei! Onde conheci pessoas que sei que ainda vou reencntrar por aí! Foi difícil aceitar o final pra mim, não vou mentir kk mas agora o que fica é a memória de mais uma viagem incrível que fiz!

FIRENZE

Firenze, tudo bom com você?
Primeiro quero te agradecer por ser como é, com todas as inúmeras qualidades que tem. A primeira vez que te vi me senti tão bem, você me transmitiu a sensação de lar. Depois te vi de novo mas logo me despedi, sabendo porém que te veria outra vez. Agora estou aqui com você novamente, te olhando através da janela de vidro enquanto trabalho, apreciando a sua beleza e conhecendo tanto sobre si. Lembro que antes você estava somente no porta retrato em meu antigo quarto, e agora você se tornou real, me dando o provilégio de passar os meus dias ao seu lado. Confesso que passei 9 anos pensando em você, era difícil te esquecer. 

As pessoas vêm me dizendo que estou apaixonada... Aqui vai então um segundo obrigada Firenze, e saiba que sim, eu estou e sou apaixonada por você.

PIEMONTE

Ciao, come stai Piemonte?
Já logo aviso que vou escrever em português, ok? 

Independente do idioma, aqui entre nós temos a linguagem do amor, e será através dela que você irá me compreender.
Eu te deixei em março, faz um pouco mais de um mês, mas apesar de não ter tanta vontade assim de te ver de novo tão cedo, sinto dentro de mim uma gratidão enorme por tudo o que passamos. Com você, pude compreender melhor quem eu sou, a ser mais paciente com os meus sonhos que estariam por vir, e com a tranquilidade excessiva que você foi capaz de me dar. Depois de passar tantas diferentes fases da minha vida com você, passei mais uma, e essa última foi de muita transformação.
Você continua lindo, aposto. Os contornos que você têm são dos mais bonitos que já vi, mesmo lembrando que eles já causaram muita dor em mim.
O que mais admiro em você é a sua beleza natural, e, de longe, a sua maneira de ser. Você é, apenas isso. Sem vontade de provar nada, de agradar nada nem ninguém, você apenas é, e é isso que mais admiro em você.

Mas acredito que seja isso que eu queira passar por aqui, a mensagem de que te admiro mesmo sabendo que eu queira ir.

Não se esqueça desse aconchego que vejo em você, e que agora levo comigo mesmo sem poder te ver.

Arrivederci, Piemonte! 
Esfria aí que eu me esquento por aqui.

bottom of page